Projeto Politico

O Projeto Pedagógico do Colégio Estimoarte é a construção coletiva da identidade de um Colégio de qualidade que pressupõe um projeto de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania, fundamentado na democracia e na justiça social.

A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom projeto pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias, o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no projeto que norteia toda Unidade Escolar.

Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura. A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam. Sendo assim, a disciplina será consciente, na medida em que nasce da atividade do trabalho escolar, tornando-se uma prática deste trabalho e uma exigência da escola, pois é resultado de todo um processo educativo, ou seja, métodos, relação professor-aluno, conteúdo, num processo de formação do indivíduo, na construção de uma nova sociedade.

Educando e educadores precisam se respeitar e ter consciência que para ter um espaço organizado, é necessário que existam regras e que estas reflitam as relações reais entre as pessoas. Portanto, entende-se que a disciplina é necessária e deverá ser constantemente repensada pelos educadores, uma vez que a ausência da disciplina, a tolerância excessiva, a ausência de normas disciplinares e de organização, é prejudicial tanto ao desenvolvimento pedagógico quanto ao sucesso escolar.

Buscando operacionalizar as ações pretendidas, temos como propósito fazer com que o aluno consiga desenvolver seus conhecimentos numa dimensão de totalidade buscando a formação da cidadania no sentido de melhorar nossas relações humanas, através de um trabalho constante de análise de nós próprios, comprometidos com a valorização do homem, capazes de contribuir com uma sociedade mais igualitária.