MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão – Oferecer Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), comprometido com a qualidade de ensino e o crescimento intelectual e emocional dos nossos alunos no contexto de um mundo tecnológico.

VISÃO – Ser uma Escola referência em educação, visando à preparação para a universidade e a cidadania. 

VALORES –Favorecer, através de cursos e palestras, o crescimento pessoal dos nossos alunos e família. Preparar o aluno para o mundo do trabalho. Ter responsabilidade com o desempenho dos alunos, respeitando suas limitações e necessidades.

Atuar com ética. Desafiar a construção de uma nova relação educacional, familiar e profissional com base em quatro pilares: habilidades cognitiva, tecnológica, social e emocional

MARCO REFERENCIAL DA ESCOLA

A escola propõe-se a formar o jovem que, partindo de uma visão crítica da realidade social, nela atuará para transformá-la em favor de todos. Um jovem reflexivo, criativo, empreendedor, capaz de transformar o cenário social.

O avanço científico e tecnológico desumaniza-o, fortalecendo as desigualdades sociais, tornando maiores ás diferenças entre os indivíduos. Esta realidade leva a educação a responder a diferentes desafios, quando é concebida sob o aspecto humanístico e voltada para organização de uma sociedade fraterna, solidária e cidadã, onde prevaleça a justiça social.

A educação numa perspectiva humanística deve contemplar a relação entre o político e o pedagógico que de forma simultânea e indissolúvel movimentam-se acompanhando a dinamicidade da realidade social. A educação deve se constituir, como prática de concepção educativa, voltada para construção de sujeitos comprometidos com processos de transformações estruturais em nossa sociedade.

Sendo a Escola uma organização social, a disciplina é importante, desde que entendida como uma ordem consentida livremente, pois é essencial para o funcionamento regular da organização escolar.

Sendo assim, a disciplina será consciente, na medida em que nasce da atividade do trabalho escolar, tornando-se uma prática deste trabalho e uma exigência da escola, pois é resultado de todo o processo educativo, ou seja, métodos, relação professor-aluno, conteúdo num processo de formação do individuo na construção de uma nova sociedade.

O Colégio Estimoarte foi criado com a finalidade de promover o ensino Socioemocional e a melhoria da qualidade da educação e disciplinar. Com a implementação da BNCC, fica clara a importância de trabalhar e desenvolver outros aspectos além do cognitivo. Logo, desenvolver as habilidades socioemocionais no ambiente escolar é uma forma de oportunizar aos alunos que eduquem suas emoções, aperfeiçoando suas habilidades intrapessoais e interpessoais, então ofertada desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.